O que são as articulações?
As articulações ou junturas do corpo humano são pertencentes ao sistema articular. Basicamente, são definidas como o local de conexão entre os ossos, podendo ser dois ou mais, ou de ossos com cartilagens. A principal função das articulações é permitir o movimento das partes do corpo, mantendo todos os ossos estáveis e juntos.
Tipos de articulações
Existem distintas maneiras de classificar uma articulação. Mas aqui, podemos dividi-las em três tipos:
- Diartrose: são articulações flexíveis que possuem bolsas sinoviais contendo o líquido sinovial. Elas evitam o desgaste ocasionado pelo atrito. Esse tipo é localizado entre as peles e os ossos.
- Sinartrose: articulações fibrosas e estão entre um osso e outro sendo, assim, inflexíveis. As duas superfícies ósseas são separadas por somente uma camada de tecido conjuntivo ou cartilaginoso. Ou seja, são praticamente contínuas.
- Anfiartrose: semi-móveis, flexíveis e cartilaginosas. Essas articulações apresentam cartilagens entre os ossos e possibilitam movimentos de forma a prevenir o desgaste excessivo dos ossos. Afinal, ajudam no deslizamento de uns sobre os outros através dos diferentes movimentos do corpo.
Elementos das articulações
Há, também, elementos que compõem as articulações. São eles a cartilagem articular (tecido conjuntivo elástico), os ligamentos (estruturas fibrosas) e a cápsula articular (membrana fibrosa). Bem como a membrana sinovial (bolsa com líquido sinovial) e meniscos (estrutura de articulação dos joelhos).
Doenças e problemas com articulações
Existem muitas doenças e problemas que acometem as articulações e suas estruturas. Comumente, são decorrência da idade avançada, sedentarismo ou até do desgaste físico, que forçam, inadequadamente, esses elementos.
A bursite, por exemplo, consiste na inflamação da bolsa sinovial, também chamada de bursa. A gota é uma categoria de artrite definida pelo depósito de cristais de ácido úrico nas articulações do corpo. São duas doenças entre tantas outras, como artrite reumatoide e febre reumática, que é, em síntese, a inflamação dos tecidos sinoviais, tendões e demais tecidos conjuntivos que cercam as articulações.
Em qualquer sinal e sintoma, procure por ajuda profissional. O fisioterapeuta, no que lhe concerne, está apto para empregar as formas mais eficazes de tratamento das lesões dos sistemas muscular e esquelético.