A judoca Maria Suelen Altheman durante sua luta com a francesa Romane Dicko sofre uma lesão no joelho esquerdo que a elimina das olimpíadas de tókio 2020.

Maria Suelen, saiu de maca, queixando-se de muita dor no joelho esquerdo. Após o exame de ressonância magnética foi constado lesão do tendão/ligamento patelar do joelho.

O ligamento patelar possui as funções de estabilizar a articulação femoropatelar, e de transferir as forças advindas do músculo quadríceps femoral (região anterior da coxa) para mover o joelho no movimento de extensão.

Trata-se de um ligamento espesso e muito potente, mas que quando submetido as forças de tração, por exemplo, pode romper. Foi o que ocorreu com a judoca, durante um golpe d o judô, Maria Suelen faz um brusco movimento de flexão de joelho gerando uma forte tração no ligamento patelar provocando a lesão.

Trata-se de uma lesão grave tendo em vista a importância desse ligamento para o complexo do joelho. Sendo uma ruptura total o tratamento é cirúrgico, seguido de reabilitação fisioterapêutica que pode chegar a aproximadamente 1 ano.

O tempo de afastamento do atleta ao esporte pode variar de acordo com a escolha do procedimento cirúrgico, tipo de esporte, condições pré e pós-operatórias, processo fisioterapêutico, assim como a gravidade da lesão. É comum lesões de tendão patelar estarem associadas a pequenas avulsões ósseas da patela ou até fraturas patelares importantes, tais agravamentos, podem sem dúvidas atrasar o retorno ao esporte.

Vale ressaltar, que rupturas de ligamento patelar são menos frequente nos esportes, estando abaixo das rupturas de ligamentos cruzados, por exemplo. O que se observa em atletas á nível competitivo, principalmente os que atuam em esportes de alto impacto, são as tendinopatias, que podem ser precursoras de rupturas tendíneas, uma vez que as tendinopatias estão associadas as forças tensivas, compressivas, e de cisalhamentos, levando o tendão a processos inflamatórios e diminuindo suas funções fisiológicas.

Apesar do cenário parecer assustador, é possível que o atleta recupere sua prática esportiva. Um bom acompanhamento multiprofissional durante todo o processo de reabilitação é imprescindível para o retorno seguro ao esporte.

Escrito por Prof. Letícia Delgado Borges