A indicação do dia é o livro O Poder do Hábito, de Charles Duhigg. O livro fala sobre padrões que adquirimos diariamente e como eles influenciam em nossas vidas. O autor usa como exemplo uma jovem que, durante dois anos, transformou os aspectos da sua vida. Mudou hábitos, padrões e sua vida foi totalmente reformulada.

Há muito tempo, neurocientistas, psicólogos, sociólogos e publicitários estudam o comportamento e como os hábitos funcionam. Com base nesses estudos, puderam identificar certos padrões que as pessoas adquirem e como eles proporcionam certos benefícios, como a diminuição de energia gasta para algo ao longo do tempo. Isso ocorre porque o corpo aprende determinada tarefa ou comportamento e ao executá-lo, entra em modo automático, diminuindo a necessidade de pensar para agir.

Para adquirir essa rotina é necessário primeiro que haja um estímulo inicial, como uma sugestão. Então, é preciso executar esse estímulo diversas vezes e com o tempo, o cérebro entenderá como rotina. A partir daí, ao acionar o gatilho inicial ele já estará condicionado a entrar no modo inconsciente e então realizará as tarefas, muitas vezes sem que você sequer preste atenção.

Com base nessas informações, é possível adaptar e controlar nosso cérebro para desenvolver hábitos benéficos à nossa vida pessoal, profissional e acadêmica. A prática diária de exercícios, um horário fixo de estudos por dia ou semana, podem ser definidos e colocados na rotina aos poucos, tornando essas atividades comuns ao longo do tempo. Somos totalmente capazes de realizar essa configuração de hábitos, e isso é um fator que pode melhorar nossa qualidade de vida.

Compartilhe com a gente nos comentários se você pratica esses hábitos no seu dia a dia e se já foi possível perceber alguma mudança!