A fisioterapia para idosos, também conhecida como fisioterapia geriátrica, é voltada para o tratamento, prevenção e reabilitação de pacientes na terceira idade. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a idade considerada idosa é estabelecida conforme o nível socioeconômico de cada nação. No Brasil é considerado idoso aquele que tem 60 anos ou mais de idade.
O objetivo da fisioterapia varia de acordo com a patologia e as limitações que a idade do paciente. Mas de uma maneira geral, a fisioterapia para idosos permite que o idoso mantenha uma boa qualidade de vida, de modo que realize suas atividades cotidianas sem a ajuda de cuidadores e familiares.
Além disso, a fisioterapia para idosos conta com os seguintes objetivos específicos:
- Aumentar a força muscular
- Melhorar a flexibilidade
- Aumentar o equilíbrio
- Melhorar a qualidade de vida
- Melhorar a coordenação motora
- Prevenir o risco de quedas
- Prevenir complicações respiratórias
- Impedir complicações cardiovasculares
- Promover independência funcional
A fisioterapia trabalha estimulando a prática de exercícios físicos para a parte motora e respiratória, o que pode aumentar a aptidão física de idosos e das funções essenciais. O aumento das capacidades físicas promove uma melhora na qualidade de vida, reduzindo a fadiga a pequenos esforços.
A fisioterapia também é benéfica em relação aos riscos de quedas e acidentes. Além de reduzir a vulnerabilidade e fragilidade causada pela inatividade, minimiza as mudanças biológicas trazidas pelo envelhecimento. Também ajudam no controle de doenças crônicas, favorecendo a estimulando o idoso a ter uma qualidade de vida muito melhor.
Ficou interessado em atuar na gerontologia e em políticas voltadas à pessoa idosa?