Ferrugem e Osso conta a história de Alain, um homem desempregado e sem perspectivas profissionais. Pai solteiro, com um filho de 05 anos que sai da Bélgica e se muda para o Sul da França, onde acaba morando de favor na garagem de sua irmã junto com o filho. Alain é boxeador e consegue trabalhar como vigia de casa noturna e também participa de lutas clandestinas. Ele é um sujeito grandalhão, frio e sem muita educação. Ele é um homem bruto, que usa seu corpo como instrumento de trabalho. No fundo, porém, esconde-se um homem generoso.
Em uma noite, enquanto trabalha na boate, precisa separar uma briga e acaba conhecendo Stephanie (Marion Cotillard) que foi agredida durante uma festa. Ele a leva em casa e deixa seu cartão com ela, caso precise de algum serviço. Stéphanie trabalha como treinadora de baleias orcas e sofre um acidente. Nessa tragédia ela acaba precisando amputar as pernas. Com sua nova realidade, ela se sente desmotivada, entra em depressão e se envergonha de sua nova condição, pois depende dos cuidados da família.
Um dia ela se lembra de Alain e decide ligar para ele. A partir de então, nasce um forte laço de companheirismo e os dois se tornam extremamente próximos e acabam vivendo uma história de amor imprevisível sobre todas as dificuldades: físicas e morais.
Ferrugem e Osso apresenta com profundidade duas pessoas sofredoras procurando por salvação e aprendendo a sobreviver. Durante o filme é possível acompanhar o reaprendizado do movimento de Stephanie, desde quando descobre a amputação, a cama do hospital, a cadeira de rodas e o uso das próteses. É um filme franco-belga de 2012, do gênero drama romântico, dirigido por Jacques Audiard, com roteiro de Thomas Bidegain.O filme competiu pela Palma de Ouro no Festival de Cannes em 2012, onde foi aplaudido de pé durante 10 minutos ao final de sua exibição.Ganhou o prêmio de melhor filme no London Film Festival e também foi indicado ao SAG Awards de melhor atriz. Recebeu duas indicações ao Globo de Ouro (melhor atriz drama e melhor filme estrangeiro), duas indicações ao BAFTA (melhor atriz e melhor filme estrangeiro) e nove indicações ao César, vencendo quatro, incluindo o prêmio de Ator Revelação para Matthias Schoenaerts.