Conceitualmente a SDRA (Síndrome de Dificuldade Respiratória Aguda), trata-se de um tipo de Insuficiência respiratória aguda, possuindo como uma de suas principais características, o Avanço rápido de sua sintomatologia. A fisiopatologia da SDRA se dá ao aumento da permeabilidade ao líquido e proteínas no endotélio pulmonar, o que acarretará um acúmulo exacerbado de líquido no interstício pulmonar, formando assim um edema. A partir de então o fluido edematoso, desloca-se para o interior dos alvéolos, o que é justificado e facilitado pela lesão endotelial. Ou seja, a partir desta lesão endotelial que causa um aumento da permeabilidade alvéolo capilar, o resultado será uma hipoxemia arterial e déficit da eliminação de dióxido de carbono, devido a um distúrbio na relação ventilação/perfusão e a um shunt pulmonar ¹. Para entendermos como ocorre este distúrbio, precisamos compreender o que é a relação ventilação/perfusão ou relação V/Q.
A relação ventilação/perfusão se dá através da “razão existente entre a quantidade de ventilação e a quantidade de sangue que chega a este pulmão, tendo como valores normais de 0,8 a a <1”, ou seja, é necessário que exista um equilíbrio nesta relação V/Q para que ocorra uma troca gasosa adequada. A partir do momento em que existe um distúrbio nesta relação, seja este na Ventilação ou na Perfusão ou em ambos, obteremos como resultado uma troca gasosa inadequada ou inexistente levando este pulmão a uma hipoxemia do tipo I ou tipo II. A posição prona melhora a relação V/Q, uma vez que ocorre uma pressão transpulmonar mais homogênea do que na posição supina, mais unidades alveolares se abrem na posição prona, diminuindo o espaço morto pulmonar, melhorando assim a oxigenação.
Referências:
1. Costa DA. Síndrome de dificuldade respiratória aguda – ARDS. Porto. Mestre em medicina – Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar – Universidade de Porto; 2020.
2. Claude G et al. Prone Position in ARDS patients: why, when, how and for whom. Intensive Care Med. 2020; 46:2385 – 2396.
3. Gattinoni L et al. Prono positioning in acue respiratory distress syndrome. Semin Respir Care Med. 2019; 40:94 – 100.
Autores
Alan Michel, Felipe Pires , Fernanda e Paula Marinns alunos da Pós-gradação FISIOTERAPIA Cardiorrespiratória e UTI