Baseado em fatos reais, o filme De Porta em Porta (Door to Door – 2002) conta a história de vida de Bill Porter (William H. Macy): Nasceu em 1932 na cidade de São Francisco (Califórnia), com paralisia cerebral que acarretou limitações na sua fala e movimentos. Quando ainda jovem, ele se mudou para Portland (Oregon) com a mãe Mrs Porter (Helen Mirren) depois do falecimento de seu pai.
Desde a infância, seu maior sonho era ser vendedor como seu pai. Mesmo ele recebendo consecutivos “nãos” na busca por um emprego, não desistiu de seu sonho. Até que após muita insistência e com a ajuda e incentivo de sua mãe, ele consegue um emprego como vendedor na Watkins Company. Ele se propôs a trabalhar na pior rota de Portland, que nenhum vendedor queria fazer.
Com uma aparência desagradável, com jeito de andar e falar estranhos, muitos clientes o rejeitavam e nem o atendiam. Porém, ele nunca se esquece o que sua mãe lhe ensinara e que torna-se sua marca: ‘paciência e persistência’.
Apesar das dificuldades, Bill consegue sua primeira cliente: uma senhora alcoólatra e reclusa, Gladys Sullivan (Kathy Baker). Depois de sua primeira venda e com sua persistência ele começou a vender mais e mais.
Passou a cativar pessoas e conquistar seu sonho. Em 1989 recebeu o prêmio de melhor vendedor do ano da empresa. Por mais de 40 anos Bill caminhou 16 quilômetros por dia
O filme nos faz refletir na relevância das habilidades sociais como fator de inclusão e desenvolvimento profissional para pessoas com necessidades especiais. Transmite uma inspiração para quem tem medo de lavar um não e acaba desistindo na primeira dificuldade e negativa. Ao ganhar seu primeiro sim em uma venda, ele usa isso como chave de sucesso e faz uma reviravolta em sua vida, vencendo o preconceito das pessoas.
Bill morreu aos 81 anos, no ano de 2013, como um homem completamente realizado.
Com 12 indicações para o Emmy, o Oscar da TV americana, o filme levou seis prêmios, inclusive os de direção, melhor ator para Macy e roteiro. Macy e Helen Mirren também tiveram indicações ao Globo de Ouro.